Oiê!

Post de hoje a pedidos da galera do insta (me segue lá @izadoramsouza). Fiz um salgado muuuuuito delícia que é bem parecido com a Bolinha de Frango com Batata Doce. A diferença é que em vez de bolinha o Salgado Maromba de Tati Guidi é um bolão e é em fogo alto. =P

Vamos à receita (adaptada a minha dieta)!

salgado maromba

Ingredientes:

100 g de frango (cozido/grelhado)

50 g de batata doce (cozida)

1 colher de sopa de aveia

Gema para untar e orégano.

Modo de fazer:

Jogue o frango, a batata e a aveia no liquidificador/processador e adicione 2 colheres de sopa de água. Quando formar um patê, leve ao congelador por pouco tempo (a massa gelada fica melhor de modelar). Faça a bolinha, pincele a gema na parte de cima e coloque um pouco de orégano. Leve ao forno quente 280 graus por 20 minutos. Coloco numa forma antiaderente e não untei.

Pode rechear com creme de ricota, tomate… pode fazer o que quiser! Reinvente a receita, adapte a ideia à sua dieta. Lembrando sempre que a proporção é o dobro de proteína pra quantidade de carboidrato. Pode fazer com atum e couve, frango e brócolis, jerimum e tilápia… se joga na criatividade!

Receita Original da Tati

“Receita: 100g a 120g de frango cozido e desfiado ( mas tem outras opções: carne, tofu, atum, peixe branco, salmao 50g de algum legume baixo carbo (couve flor ou brocolis ) e tem os com carbo (mandioca ou batata doce) já cozidos , tem opções diferentes como arroz integral, grao de bico, berinjela , abóbora …. Temperos a gosto Nos Salgados com carbo eu coloco 2 colheres de algum liquido ( leite de coco, água ou água do cozimento do frango ) e 1 colher de sobremesa de alguma farinha saudável q tenha em casa( aveia, linhaça integral, chia etc). Eu uso o processador e deixo bater ate virar uma pasta meio mole, tem pessoas que usam o liqüidificador e gostam e outras não… Deixo gelar um pouco, coloco o recheio a gosto (conforme sua dieta) modele e passe GEMA pra ficar mais dourado ou ovo inteiro so pra dar uma cor, o crocante so quando empana… Uso farinha de coco com coco….. Mas pode ser outras!!!!! Coloco em papel alumínio com PAM ( óleo em spray, mas pode untar com óleo de coco ou azeite) Forno suuuuuper quente pra deixar crocante e com cor bonita… Se ficou cru ou mole por dentro, erraram no inicio pq ele ja vai pro forno praticamente pronto!!!! Essas medidas rende somente uma porção!!!!! Dicas: 1 deixe a massa um pouco na geladeira , fica bem mais fácil para modelar 2 bate bastante ate virar um creme firme bem liso, assim ele terá um resultado super super cremoso, e nao seco 3 forno MEGA alto pra ficar douradinho e formar a casquinha crocante …. Pode congelar assado ou “cru” e pode deixar vários dias na geladeira sem que estrague (dependendo do recheio).”

Salgado Tati

E quem tiver nessa comigo posta #agoravai no insta, face, twitter… tamo junto nessa! Iaaaaw!

Querem saber mais sobre o Gordinha Tensa e sobre mim?

Segue no twitter: @izadoramsouza

Curte no facebook: Gordinha Tensa

Segue no instagram: @izadoramsouza

Categorias: Comidinhas, Destaques

Uma resposta

  1. [...] dica pra vida é o Salgado Maromba que eu já postei receita aqui. Porque é um jeito mais bonito de marmitar na sociedade. [...]

Deixar uma resposta